quarta-feira, 21 de abril de 2010

Qual sua atitude? Foco: Problema ou Potencialidade

Uma organização que deseja uma mudança duradoura, deve buscar apoio nas potencialidades, nos pontos fortes, deve sonhar, imaginar e construir novas formas de trabalhar e organizar-se. Manter o foco na análise dos problemas é o caminho mais curto para estruir o potencial criativo e reduzir o valor da inovação.
Experiëncias comprovam que concentrar-se nos problemas constitui um modelo de transformação que além de lento, é também intrusivo. A lentidão é facilmente entendida quando observamos que há um longo caminho de análise até que chegue o momento das ações que impulsionam verdadeiramente as mudanças. Nesse modelo, diversas áreas da organização são sinalizadas o que requer atenção e tempo das pessoas envolvidas e tudo isso de forma negativa, porque psicologicamente o ser humano reage com menor atração e disponibilidade quando é acionado para resolver problemas.
Não estou dizendo com isso, que os problemas não devem ser analisados e resolvidos, muito pelo contrário, o que proponho é uma maneira inteligente de atacar os problemas, chamando atenção para o que não funciona e incentivando as pessoas a contribuirem com idéias e soluções inovadoras para tornar melhorar o que não está funcionando como deveria, ou seja, mudar a atitude.
Alguns pilares sustentam essa nova maneira de criar soluções, são eles: orientação positiva, influência no futuro presente e orientação de soluções. Ao deixar a análise um pouco de lado, as forças serão direcionadas para desafios que por si só motivam os envolvidos, busca de soluções para melhorar e não apenas corrigir um determinado erro, que por certo exigirá um enorme desperdício de tempo, o pode causar prejuízos consideráveis, seja qual for o negócio ou área de atuação.

0 comentários:

Postar um comentário