sábado, 7 de agosto de 2010

Juntando os tijolos - conheça os detalhes da união da Casa Show e Tend Tudo

Compreendido como uma fusão entre iguais, a união entre a carioca Casa Show e a goiana Tend Tudo deu origem a quinta maior varejista do setor de materiais de construção e a rede com 18 lojas passa a se chamar BR Home Centers. O grupo inicia as atividades com um faturamento anual de aproximadamente R$ 500 milhões e com operações em sete estados brasileiros. Em posição de mercado, o grupo fica atrás apenas da Leroy Merlin, Telha Norte, C&C e Dicico, a vantagem da BR Home Centers está no fato de ser a única presente em sete estados.
O mercado de materiais de construção movimenta cerca de R$ 45 bilhões por ano e é considerado um dos mais pulverizados. Comerciantes com apenas uma loja detém 74% do mercado e aqueles com mais de cinco unidades respondem por apenas 5%. A Tend Tudo, empresa comandada pela família Moraes, terá uma participação de 50% na nova companhia, enquanto os controladores da Leblon Equities terá 37,5% e a família Sendas, sócia e criadora do Casa Show, ficará com 12,5%. Um dos sinais da força e da capacidade de gestão de algumas empresas goianas está na escolha do presidente da nova companhia, que será Jacinto Borges, que estava há nove anos no comando da Tend Tudo.
Segundo Borges, as lojas não irão adotar o novo nome e o principal objetivo é fortalecer as operações nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Ceará, Bahia, Goiás e Distrito Federal. Novas lojas serão criadas nesses estados e de preferência próximas das lojas já existentes, fazendo assim, o que costumam chamar de adensamento de mercado. A dispersão era uma característica da Tend Tudo, Goiânia-GO é a única cidade onde a rede mantinha mais de uma loja e a única loja da rede no estado de São Paulo está em São José do Rio Preto.
Será este, o início de um processo de consolidação no setor?

0 comentários:

Postar um comentário