domingo, 13 de junho de 2010

Sua empresa entende realmente o siginificado de produtividade?

O departamento contábil de uma organização tem uma rotina agitada e cheia de tarefas a serem cumpridas. Imagine-se chegando neste departamento e se deparando com um funcionário lendo um artigo sobre administração. Se a reação for chamar atenção do funcionário e para que ele se concentre nas tarefas diárias, sua empres não entende o real significado de produtividade na atualidade. Se o entendimento for de que o funcionário ao ler o referido artigo está no auge da produtividade, sua empresa compreende o significado atual de produtividade.
O termo "atual" faz todo sentido, porque "antigamente" entendia-se o auge da produtividade quando o funcionário estava totalmente concentrado na execução das tarefas, diga-se de passagem, tarefas que ele já estava "careca" de saber fazer. Hoje, muito pelo contrário, quando um funcionário está concentrado na realização de tarefas rotineiras, ele está na verdade no menos menos produtivo do que se estivesse numa sala aula participando de um treinamento ou até mesmo lendo um artigo, afinal ele está se atualizando profissionalmente e sendo proativo.
Em uma economia onde os resultados são frutos do conhecimento, da inovação e das melhorias agregadas aos produtos e serviços, a aprendizagem deve ser considerada um item estratégico e vital para manter a competitividade e o crescimento da empresa.
Empresas que gostam de aprender, aprendem muito e aprendem rápido têm mais chances de vencer e continuar competindo. É comum encontrarmos histórias de negócios que não vão bem e a primeira providência da empresa é cortar os investimentos, incluindo os treinamentos, atualizações, pesquisas e desenvolvimento. Algumas se dão conta do erro e ainda conseguem corrigir o erro a tempo, outras entram para a história de empresas que já fizeram sucesso e deram lucro algum dia.
Exemplos de empresas "inteligentes" que ao menor sinal de que algo não vai bem, buscam imediatamente aprender mais, treinar a equipe, incentivando a criatividade em todos os níveis. Não que isso seja a fórmula do sucesso para sair de uma crise ou melhorar os negócios, mais com certeza também não será essa a razão do fracasso.
As empresas mais lucrativas do mundo, investem muito na aprendizagem dos seus colaboradores, assim como em ambientes agradáveis e principalmente avaliam e gratificam as pessoas, primeiro pelo potencial de aprender, segundo pelo que elas aprendem todos os dias durante a execução das tarefas e depois pelo grau de aplicabilidade da aprendizagem nos negócios.
Diante dessas afirmações, como sua empresa compreende o termo produtividade? Avalie e comente.

0 comentários:

Postar um comentário