sábado, 26 de junho de 2010

Empreendedores apaixonados e suas empresas admiráveis - Parte I

Como toda pessoa empreendedora, quando leio ou ouço histórias de empresas inovadoras e empreendedores apaixonados pelo que fazem eu procuro conhecer melhor e claro, aprender as lições de sucesso que elas dão. Nesta série "Empreendedores apaixonados e suas empresas admiráveis", vou escrever sobre algumas empresas que admiro e que de alguma maneira inovam na maneira de fazer negócio.

  1. Acesso Digital - Fundada em 2002 pelo jovem empreendedor, Diego Martins, 26, para atender à necessidade de ter uma empresa para prestar serviços de consultoria, acabou se tornando em uma empresa de serviços de digitalização e armazenamento de documentos, com faturamento em torno de R$ 3,5 milhões/ano. Com um modelo de negócios inspirado no serviço de banda larga, onde o consumidor paga uma assinatura e tem acesso à tecnologia, a Acesso Digital conseguiu popularizar o serviço e crescer num ritmo bem maior do que o esperado. O fundador, Diego, alimentava o desejo de ser presidente de uma grande empresa, então, porque não da sua própria. Esse desejo motivou o empreendedor a definir os objetivos da empresa: estar entre as melhores empresas para trabalhar até 2012 e ser a que mais cresce no Brasil. Após conhecer a sede do Google no Brasil, instalou salas de descanso e entretenimento para os funcionários e estabeleceu metas individuais, que devem ser batidas, não importando se o funcionário trabalha em casa ou assiste aos jogos da Copa durante o expediente. Quem participar com regularidade do paredão - reunião mensal realizada com os que não batem as metas - é dispensado. As ações implementadas e o modelo de gestão adotado, contribuíram para a conquista de grandes clientes, como: Bradesco, TIM, Vivo, CitiBank, Peugeot e BMW. Segundo Diego, a "fórmula é saber olhar as práticas das grandes empresas e aplicar na pequena que quer ser grande"
  2. Biruta Mídias Mirabolantes - Você contratria serviços de uma empresa cujo nome principal é "Biruta"? Se a empresa for a Biruta Mídias Mirabolantes, recomendo: contrate. Com apenas seis anos de vida, a empresa carioca tem no seu portfólio de clientes, nomes de peso e campanhas fantásticas com resultados impressionantes. Os sócios, Rafael Liporace, Matheus Meireles, Alan James e Rômulo Groisman, iniciaram a empresa a partir de num banheiro - único local disponível na sede da incubadora Programa Shell Iniciativa Jovem - já emprega aproximadamente 60 funcionários e tem Coca-Cola, Vivo, Banco do Brasil e Chevrolet na lista de grandes clientes. Um diferencial do trabalho da Biruta é o fator "surpresa" em suas estratégias de marketing. Eles conseguem tirar o máximo proveito com formas pouco convencionais, desde passeatas, flash mobs (aglomeração instantânea de pessoas) e outros eventos que atraem público. Inovação e criatividade são as palavras chaves na Biruta, que foi uma das seis escolhidas para entrar no Instituto Empreender Endeavor - instituição que apoia empreeendimentos de alto impacto. No início a Biruta trabalha com publicidade aérea, com produtos que chamavam atenção, como uma lata de refrigerante gigante e faixas tridimensionais, quando iniciou as atividades na incubadora já era uma empresa que atuava com mídias alternativas. A partir do plano de negócios, os sócios puderam perceber que a empresa tinha um VPL de 7 milhões de reais e que o mercado para esse tipo de marketing ainda não existia. Como forma de retribuir o apoio recebido durante o período de incubação, a Biruta tem hoje sua própria incubadora, para ajudar outros jovens empreendedores a realizar seus sonhos. "A capacidade do Alan de vender sonhos é grande.Não sabia direito porque acreditava que aquilo ia dar certo, mas acreditava", diz Rafael, um dos sócios.

0 comentários:

Postar um comentário