segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Empreendedores do Brasil - Carlos Alberto Sicupira


Empreendedores do Brasil
Carlos Alberto Sicupira ou simplesmente Beto Sicupira, um dos controladores da Anheuser-Busch InBev e presidente do conselho da Lojas Americanas
O Brasil sem dúvida alguma já se firmou como uma verdadeira fábrica de empreendedores. O que precisa agora é proporcionar um ciclo de vida mais longo a esses “produtos” e proporcionar condições favoráveis à replicação dos modelos de sucesso. As inúmeras realidades do país criam um ambiente tão amplo e diversificado para o surgimento de empreendedores que, em todas as listas sobre empreendedorismo o país está presente.
Começo hoje a escrever uma série de artigos sobre alguns empreendedores brasileiros que admiro e entendo que se pudessem ser clonados, teríamos no mínimo um país mais competitivo, tendo na sustentabilidade a base do crescimento.
Neste artigo quero citar algumas frases e fatos sobre Beto Sicupira sobre empreendedorismo. Algumas características são marcas registradas de Sicupira, como a informalidade, interesse incansável por pessoas e apreço pela ousadia., características estas que é compartilhada com seus sócios e amigos, Jorge Paulo Lemann e Marcel Telles. Juntos os três possuem uma história exemplar de como perfis diferentes se complementam na condução de negócios vencedores.
Sicupira tem um envolvimento mais próximo do assunto empreendedorismo, já que foi através dele que em 2000 o Instituto Endeavor iniciou suas atividades aqui no Brasil. O Endeavor é um instituto sem fins lucrativos que tem como missão promover o empreendedorismo em países em desenvolvimento.
·         Segundo Sicupira, pensar grande é o melhor antídoto contra os principais erros do empreendedor brasileiro: visão de curto prazo e acomodação.
·         Sicupira também afirma que nunca teve dúvidas ou viveu qualquer dilema de ser funcionário ou patrão. “Mesmo nos momentos em que tive patrão, eu achava que era dono do que estava fazendo.”
·         As maiores influências de Beto Sicupira são seus dois sócios, Jorge Paulo e Marcel e Sam Walton (fundador do Wal-Mart), pela simplicidade, humildade e consistência em tudo que fazia.
·         “O que realmente importa é a vontade de fazer”
·         “Não sei o que é ser durão ou o que é ser bonzinho. O que sei é que, quando você tem um problema, tem de resolver logo, pois ele vai crescer, e o pior que pode acontecer a uma organização é gastar energia resolvendo problemas em vês de andar para frente.”
·         “Sonhe grande, cerque-se de pessoas melhores do que você e trate todo mundo da mesma forma que gostaria de ser tratado.”
·         A ‘cultura Garantia’, meritocracia pra valer, forte preocupação  com a formação de lideres a transformação de funcionários em sócios, resume em dar oportunidade para a pessoa certa e reconhecer quando ela é totalmente aproveitada.
·         “Para atrair as melhores pessoas, você tem de dar a elas uma garantia de que terão grandes oportunidades e de que o crescimento na organização depende exclusivamente delas.”
·         “Empreender é lidar com a escassez de alguns dos fatores necessários para construir alguma coisa, seja dinheiro, conhecimento, gente ou até mesmo um mercado aparente. Quando o empreendedor falha é porque ele subestimou os problemas ou não sonhou grande o suficiente para tornar esses problemas menores.”
·         “Procure de alguma forma, fazer o que ainda não foi feito.”
·         “Não acredito em braço direito. Acredito em se juntar a pessoas melhores do que você, com qualidades e conhecimentos que você não possua.”
·         “As boas pessoas são movidas por grandes sonhos.”
·         “Há uma grande diferença entre [apenas] empreender e empreender algo com grande impacto na sociedade.”

Lição: Junte-se aos melhores!

0 comentários:

Postar um comentário