quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Empreendedores do Brasil - Sidney Borges dos Santos


Empreendedores do Brasil
Sidnei Borges dos Santos, dono da BS Construtora é um empreendedor com a cara do Brasil
Talvez ao longo deste artigo você ou alguém que você conhece, se identifique com a história e a  trajetória da vida de Sidnei, primeiro filho de um casal de produtores rurais, nascido em Xaxim (SC). Assim como muitos brasileiros, ele começou a ajudar o pai desde cedo, ajudou a cuidar dos irmãos mais novos e concluiu a quarta série do Ensino Fundamental, interrompeu os estudos para ajudar os pais e conseguiu o primeiro emprego em uma padaria. Depois de algum tempo começou a trabalhar como servente de pedreiro e logo depois se tornou pedreiro – qualificação – a rapidez e a qualidade do trabalho foram determinantes para a mudança de “categoria” e na vontade de conseguir mais em pouco tempo, não relutava em trabalhar até a meia-noite. Dois anos após, pede demissão – CORAGEM - e sozinho, muda-se para Rio do Sul (SC).
Em 1994, Sidnei chega em Sorriso (MT) para trabalhar numa empreiteira de um primo e na pouca, ou quase nenhuma bagagem um conselho do pai: “Tente seguir seus próprios passos e ser dono de alguma coisa. Trabalhando como empregado, você nunca terá dinheiro para ter a própria casa”. Pouco tempo depois a empreiteira cheia de dívidas quebra. Diante da inesperada situação e sem dinheiro para bancar a viagem de volta, ele enxerga uma – OPORTUNIDADE – e conclui a construção de uma oficina mecânica, obra na qual estava trabalhando quando a empresa do primo quebrou e conquista a confiança do cliente, abrindo-lhe as portas de um mercado ávido por construções, como era e ainda é em Sorriso. Aos poucos novos projetos vão aparecendo, era o início do que seria a futura construtora BS. A esposa, Eliane, formada em ciências contábeis, além de apoiar - PARCERIA - o marido em todos os momentos, também assumiu a responsabilidade de cuidar das finanças do negócio.
Em 1997 o primeiro revés, a empresa quebra com dívidas de quase R$ 300 mil. Com um bom histórico de obras, bom relacionamento e muita força de vontade – PERSISTÊNCIA – o casal consegue reerguer os negócios e em um ano as dívidas são quitadas.
Diante de um contrato com a Sadia, para construir 1.500 casas pré-fabricadas em 12 meses na cidade de Lucas de Rio Verde (MT), o empreendedor fechou o negócio tendo apenas uma vaga idéia de como seriam os moldes de uma casa de concreto. Não só conseguiu desenvolver as casas como também faturou alto, algo em torno de R$ 60 milhões em 2008, cinco vezes mais do que em 2007. Sidnei tem entre outras características encontradas em empreendedores uma incrível capacidade de enxergar oportunidades.
Criatividade e inovação sempre estiveram presentes na vida do empreendedor. Foi olhando para o formato de uma caixa de sapato que Sidnei decidiu fabricar casas em escala industrial. O método desenvolvido por ele foi patenteado e possibilita a montagem de uma casa em 24 horas, uma diferença extraordinária e determinante em relação ao sistema convencional que pode levar até uma semana. Mais um ponto a favor do negócio diante de contratos que exigem rapidez e qualidade na entrega de casas para instalação de trabalhadores para grandes obras, como a que está acontecendo em Rondônia em razão da construção da Usina Hidrelétrica de Jirau. A BS Construtora fechou contrato com o consórcio Energia Sustentável do Brasil para construir uma mini-cidade, com escola, hospital, posto policial, centro comercial, 1000 casas e toda a infraestrutura necessária.
Em 2008 a BS Construtora  recebe o Prêmio Endeavor-EXAME-PME de empreendedorismo, claro, na categoria inovação. Em 2009, a empresa busca no mercado um profissional – Marcelo Miranda, 32 anos - com características semelhantes às dos empreendedores Sidnei e Eliane e com objetivos que casaram com os da BS Construtora e dá início a uma série de mudanças que podem levar a empresa a estar entre as cinco maiores construtoras do Brasil até 2015.
Sicupira tem um envolvimento mais próximo do assunto empreendedorismo, já que foi através dele que em 2000 o Instituto Endeavor iniciou suas atividades aqui no Brasil. O Endeavor é um instituto sem fins lucrativos que tem como missão promover o empreendedorismo em países em desenvolvimento.

Lição: Inove se quiser ocupar um lugar especial e conquistar resultados surpreendentes!

0 comentários:

Postar um comentário