quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Trading Goiana inova no agronegócio


Franquias no agronegócio
Atman entra para o ramo de franquias, um novo modelo no mundo do agronegócios
Depois de 9 anos atuando de forma convencional no mercado de insumos e na comercialização de grãos  a Atman aposta no ramo de franquias para crescer e já conta com seis franqueados em apenas dois meses.  Nesse modelo, relativamente novo no Brasil, os franqueados ficam com a responsabilidade da relação comercial com os clientes enquanto a Atman é responsável por fazer a gestão do crédito, logística de recepção, escoamento da produção e pelas operações em bolsa.
O comum é que uma trading atue no financiamento dos produtores com recursos financeiros ou insumos e em troca recebe o produto físico, no entanto, no Brasil, as grandes tradings também processam os grãos e estão sempre localizadas próximas às indústrias de alimentos. As cooperativas são outro exemplo de trading, estas com o objetivo de financiar seus cooperados e também de manter suas unidades abastecidas.
A expectativa da Atman é de movimentar 100 mil toneladas de soja e 80 mil toneladas de milho na safra 2009/10. Por enquanto a Atman utiliza 35% de capital próprio e 65% de terceiros para financiar essa produção, mais segundo o diretor-executivo, Paulo César Borges, a expectativa é que em três anos esses recursos sejam divididos em partes iguais.

Lição: A Atman prova que no “interior” do Brasil também podem sair exemplos inovadores de negócios.
Fonte: Jornal VALOR (www.valoronline.com.br) em 17/02/2010, reportagem de Alexandre Inácio, São Paulo-SP. Dados adicionais da parte do autor do blog, Jean Clecio Silva Carvalho.

0 comentários:

Postar um comentário