terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Tecnologia goiana na Coca-Cola Brasil - Nordeste

Coca-Cola e Grupo Jereissati
As empresas negociam 60% da Norsa
Mantendo o objetivo de se concentrar cada vez mais somente na fabricação do xarope do refrigerante, a Coca-Cola Brasil continua se desfazendo das participações acionárias que ainda possui em engarrafadoras. A participação na Norsa, engarrafadora que no ano passado faturou R$ 1,283 bilhão  e abrange uma área geográfica de 907,3 mil quilômetros quadrados é de 60% e estão sendo negociados com o Grupo Jereissati, de propriedade do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE).
A Norsa foi fundada a onze anos pela união dos franqueados Coca-Cola nos Estados da Bahia, do Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte, tem cinco fábricas, sendo a de Maracanaú no Ceará, Simões Filho e Vitória da Conquista na Bahia, Macaíba no Rio Grande do Norte e Teresina no Piauí. Os centros de distribuição, conhecidos como CDs são 11 ao todo e dois centros de vendas, 3 mil funcionários trabalham na Norsa que tem presença em 150 mil pontos de vendas. São números nada desprezíveis e que justificam a liderança de 56,1% nos quatro Estados, segundo informações da Nielsen com base no mês de dezembro de 2009.
A unidade do Rio Grande do Norte utiliza sistema ERP de uma empresa com sede em Goiânia-GO, a SAIB continuou na empresa mesmo após a Norsa ter sido adquirida pela Coca-Cola alguns anos atrás e tem conseguido desempenho que em algumas áreas chega a superar as expectativas da equipe americana de auditoria da companhia.

Lição: Concentrar esforços nas áreas que realmente importam e fazer parcerias inteligentes.
Fonte: Jornal VALOR (www.valoronline.com.br) e assessorial de imprensa das empresas citadas.

0 comentários:

Postar um comentário