domingo, 28 de fevereiro de 2010

Sede de inovação!


INOVAÇÃO NO RAMO DE ÁGUA MINERAL
A EMPRESA ÁGUAS OURO FINO INOVA MAIS UMA VEZ E É A PRIMEIRA A LANÇAR ÁGUA MINERAL EM CAIXINHA
O mercado de águas minerais sem dúvida alguma já se firmou como um dos mais promissores e os lançamentos de novos produtos e marcas ocorrem numa freqüência que surpreende. O que percebemos atualmente é que a “onda” agora é inovar na apresentação do produto, muitas vezes apelando para personalizações que chegam até a possibilidade de publicar fotos pessoais nos rótulos.
No mercado de águas a 70 anos, a Ouro Fino (Empresa de Águas Ouro Fino) inova mais uma vez e sai na frente em relação às grandes concorrentes com o lançamento de água em caixinha Tetra Prisma 300ml. Segundo o presidente do Conselho da Ouro Fino, Guto Mocellin, o apelo ecológico foi o principal motivo que levou a empresa a decidir pelo lançamento do novo produto. O investimento é estimado em R$ 1,2 milhão e também segundo Mocellin é a primeira água mineral do mundo a ter o selo FSC (Forest Stewarship Council). “Isto garante que as embalagens serão produzidas com recursos de florestas manejadas dentro dos padrões de preservação socioambiental.” O lançamento está previsto inicialmente para as regiões sul e sudeste, dependendo da aceitação a empresa pode ampliar a distribuição para as demais regiões.
A empresa é reconhecida pela criatividade e inovação nas embalagens, ostentando vários prêmios recebidos por inovação e qualidade dos seus produtos. Sediada em Campo Largo, região metropolitana de Curitiba, a empresa também entrou no ramo de refrigerantes e também inovou ao lançar sabores inéditos de águas saborizadas. Em 2009 a empresa produziu mais de 18 milhões de litros, divididos entre água mineral e refrigerantes e de acordo com Mocellin a expectativa é crescer 15% em 2010.
E mercado para tanta sede é o que não falta. Segundo a consultoria Nielsen, os brasileiros tomam em média 20 litros de água mineral por ano, na Argentina essa média é de 70 litros, na Itália e na França são 150 e 160 litros respectivamente. Nos últimos anos o mercado de água mineral no Brasil recebeu atenção especial por parte de empresas como a Coca-Cola, Pepsico, Nestlé e Danone, pra ficar apenas com as quatro maiores. A Nestlé tem planos ambiciosos e com R$ 70 milhões destinados à Nestlé Waters Brasil, já adquiriu uma fonte no interior de São Paulo e prepara lançamentos de novos produtos, com objetivo de ser líder no segmento na região sudeste no prazo de um ano.
Vale ressaltar a importância da área de TI nessas empresas, já que o controle rigoroso de produção, custos, rastreabilidade e qualidade dos produtos só pode eficientemente gerenciado com uma estrutura de TI de alta performance e entre as mais diversas ferramentas utilizadas, destaque especial para o software ERP que no caso da Ouro Fino é de uma empresa com sede em Goiânia, Goiás. A SAIB, já citada em outro artigo, é uma das parceiras da empresa, fornecendo o software ERP utilizado, dando suporte às operações relacionadas ao fornecimento das mais diversas informações para tomadas de decisões, incluindo BI (Business Intelligence), comprovando que a região Centro-Oeste tem se firmado cada vez mais como um pólo de empresas de tecnologia que vêm buscando a excelência em algumas áreas, mais isso é assunto para outro artigo.
Lição: Inovação é possível mesmo num mercado considerado “sem sabor”. Com criatividade, pesquisa e investimento é possível surpreender e encontrar nichos  de mercado  não atendidos, garantindo, mesmo que por um determinado tempo primeiro lugar na escolha dos consumidores. Não se acomodar e observar o mercado consumidor são itens importantes na busca pela liderança.

Fontes: Valor Econômico (www.valoronline.com.br), site da Empresa de Águas Ouro Fino (http://www.aguasourofino.com.br), site Supermercado Moderno (http://www.sm.com.br), Revista Exame e assessoria de imprensa da empresa SAIB (www.saib.com.br), demais complementos são de responsabilidade do autor deste blog: Jean Clecio Silva Carvalho

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